Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Que dados são divulgados sobre o Índice de Preços no Consumidor (IPC) na Base de Dados do Portal?



Resposta

A Base de dados constitui o maior volume de dados estatísticos em permanente atualização. Aceder a Produtos> Base de Dados> Tema: Preços > Subtemas: Preços no consumidor, para aceder às séries do IPC disponibilizadas em índice, taxas de variação homóloga, mensal ou em cadeia e média anual.

A informação do IPC, de periodicidades mensal e anual, encontra-se desagregada por:

·       Localização geográfica – até regiões NUTS II.

·       Consumo individual por objetivo (classificação COICOP adaptada às necessidades do IPC) – até um máximo de quatro dígitos (nível de Subgrupo), para Portugal/Continente, e dois dígitos (nível de Divisão), para regiões NUTS II.

·       Agregados especiais – Total; Total exceto habitação; Total exceto produtos alimentares não transformados e produtos energéticos; Total exceto produtos alimentares não transformados; Total exceto produtos energéticos; Produtos alimentares não transformados; Produtos energéticos; Bens; Serviços.

Exemplos de indicadores:

Índice de preços no consumidor (Taxa de variação mensal - Base 2012 - %) por Localização geográfica (NUTS II - 2013) e Consumo individual por objectivo; Mensal

Índice de preços no consumidor (Taxa de variação homóloga - Base 2012 - %) por Localização geográfica e Consumo individual por objectivo; Mensal

Índice de preços no consumidor (Taxa de variação média dos últimos 12 meses - Base 2012 - %) por Localização geográfica e Agregados especiais; Mensal

Os indicadores mais antigos remontam a janeiro de 1948, apenas para Portugal/Continente. A partir de janeiro de 1991, a informação divulgada passou a contar com uma desagregação geográfica máxima ao nível de regiões NUTS II.

Na Base de dados está disponível o indicador com os ponderadores do IPC (estrutura das despesas das famílias) até ao nível de Subclasse da COICOP adaptada às necessidades do IPC, disponível para Portugal, desde 2013.

Índice de preços no consumidor (Ponderador IPC - Base 2012) por Consumo individual por objectivo; Anual

As variações do IPC divulgadas são de três tipos:

Variação mensal ou em cadeia: compara o nível do índice entre dois meses consecutivos. Embora seja um indicador que permite um acompanhamento corrente das variações de preços, o cálculo desta taxa de variação é particularmente influenciado por efeitos de natureza sazonal e outros mais específicos localizados num dos meses comparados, ou em ambos.

Variação homóloga: compara o nível do índice de um determinado mês do ano corrente com o nível do mesmo mês do ano anterior. Esta variação não é influenciada por comportamentos sazonais a não ser que se verifiquem alterações no padrão habitual da sazonalidade.

Variação média de doze meses: compara o nível do índice médio dos últimos doze meses com o de doze meses imediatamente anteriores. Pelo facto de o seu cálculo se basear em médias móveis de índices, esta taxa de variação é menos sensível a fenómenos pontuais e localizados que possam afetar a variação homóloga.

As taxas de variação são calculadas com base nos índices arredondados a uma decimal, e o seu resultado é apresentado igualmente arredondado a um decimal.

De salientar que, na Base de Dados, o quadro com a informação do indicador selecionado apresenta, por defeito, a informação mais recente e agregada. No entanto, o mesmo pode ser alterado através da opção “Alterar condições de seleção”, para obter desagregações mais finas nas suas dimensões, quando aplicável, e/ou outros períodos de referência da informação.