Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Capa da publicação

Papel Papel
Estatísticas do Emprego - Metodologia
Ano de Edição: 1993


Resumo

«O início de uma nova série do Inquérito ao Emprego justifica-se essencialmente pela necessidade de acompanhamento das novas realidades sociais no âmbito do mercado de trabalho, nomeadamente na caracterização de uma maior variedade de situações de fronteira nos diversos grupos de população activa e inactiva.

Foi preciso, portanto, elaborar um novo questionário que permita apurar os dados necessários ao apuramento de determinadas variáveis consideradas importantes para a análise do actual mercado de trabalho nacional, tal como o crescente recurso a situações de subemprego, traduzidas em horários e períodos de trabalho com carácter parcial (trabalho por turnos, período de trabalho com duração inferior à duração normal na empresa ou profissão, etc). Para isso, foi necessário proceder à harmonização de conceitos, tanto a nível comunitário como a nível do I.N.E.. Saliente-se o conceito de população activa em que a idade mínima para um indíviduo poder ser considerado como activo passa dos 12 para os 14 anos, o que se justifica pela diminuição significativa do peso desse grupo etário no mercado de trabalho.»

Série Estudos


Publicação
PDF SEstudos66.pdf (1083 Kb)
 


________________________
Como citar este documento:

Instituto Nacional de Estatística - Inquérito ao Emprego : anos 90 : metodologia. Lisboa : INE, 1993. (Série Estudos, ISSN 0373-3162 ; 66). Disponível na www: <url:https://www.ine.pt/xurl/pub/284808563>. ISBN 972-673-103-8