Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística

 
   

Avaliação de um módulo de formação: análise das expectativas e percepções dos formandos
Manuela Magalhães Hill , Carlos Javier Pérez Sánchez , Maria José Conceição > Revista de Estatística - 2.º Quadrimestre de 2002 > INE, 2002, p. 87 - 110

Análise Gráficos e Diagramas
Resumo

O artigo analisa as expectativas e percepções dos formandos de 14 cursos de quali-ficação inicial sobre um módulo de formação em Higiene e Segurança no Trabalho. Verificou-se que as expectativas mais comuns eram realísticas e pouco influencia-das pelo género, pela idade e pelas habilitações literárias. A análise de clusters agrupou os curso em quatro grupos de acordo com as expectativas dos formandos. A análise factorial das avaliações de 20 aspectos do módulo mostrou que os for-mandos percepcionaram e avaliaram o módulo em termos de seis dimensões - ade-quação do formador, estrutura do módulo, o seu valor, adequação do ensino, su-porte aos formandos e adequação da organização do módulo. Género, idade e habi-litações literárias influenciaram significativamente as percepções. Regressão ordi-nal (PLUM) e regressão convencional mostraram que a avaliação global do módulo obtida através de uma simples escala apenas era influenciada significativamente pelas percepções sobre a estrutura e sobre o valor do módulo. Concluiu-se que análises estatísticas das expectativas e percepções de formandos pode ser um con-tributo útil na planificação de acções de formação.

palavras-chave: avaliação da formação, higiene e segurança no trabalho, avaliação das expectativas, avaliação das percepções, estatística multivariada.


Estudo
Download do documento PDF (341 Kb)