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Delimitação das aglomerações metropolitanas de Lisboa e Porto com base no critério de continuidade de espaço construído
João Ferrão , Francisco Vala > Revista de Estudos Regionais - Região de Lisboa e Vale do Tejo - 1.º Semestre de 2001 > INE, 2001, p. 7 - 35

Análise Quadros e tabelas Mapas temáticos
Resumo
Neste texto procura-se identificar e caracterizar aglomerações urbanas no interior dos sistemas metropolitanos de Lisboa e Porto, tendo por base o critério de continuidade de espaço construído proposto pela ONU. A adopção deste critério, amplamente invocado mas quase sempre aplicado a níveis geográficos demasiado agregados e dependentes de delimitações administrativas, tem a grande vantagem de facilitar comparações nacionais e internacionais. Os resultados obtidos para Lisboa e Porto permitiram caracterizar melhor as diferenças existentes entre estes dois sistemas metropolitanos. Ao mesmo tempo, permitiram ainda identificar as limitações do critério utilizado, nomeadamente no que se refere à sua capacidade de se adequar a diferentes realidades morfológicas e de captar as várias dimensões da expansão metropolitana.
Estudo
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