Portal Oficial - Instituto Nacional de Estatística
      
 

Atividade turística deverá ainda ter acelerado em fevereiro de 2020
Atividade Turística
Estimativa rápida - Fevereiro de 2020
Atividade turística deverá ainda ter acelerado em fevereiro de 2020
27 de março de 2020

Resumo

A atual pandemia está a condicionar a atividade da generalidade dos setores económicos, a nível nacional e mundial, particularmente do turismo. Dada a preocupação que se está a gerar sobre este setor, o INE decidiu divulgar antecipadamente, de forma excecional, estatísticas sobre a atividade turística em fevereiro de 2020 baseadas na informação primária já recolhida até 24 de março no âmbito do Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos. Esta divulgação não inviabiliza o destaque da atividade turística em fevereiro, agendado para 15 de abril, nos moldes habituais.
Compreendendo a gravidade das circunstâncias, o INE apela ainda assim para que as empresas continuem a responder ao inquérito, que vai incluir questões visando caracterizar a situação atual. Este apelo é motivado pela necessidade de informação para avaliar o impacto da pandemia e para a implementação de políticas públicas consequentes.
De acordo com a estimativa rápida, em fevereiro de 2020, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 1,6 milhões de hóspedes e 3,9 milhões de dormidas, aumentando 16,0% e 15,3%, respetivamente (+12,2% e +7,6% em janeiro, pela mesma ordem). As dormidas de residentes terão aumentado 27,2% (+12,1% em janeiro) e as de não residentes terão crescido 10,0% (+5,6% em janeiro).


Destaque
Download do documento PDF (170 Kb)