Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Potencial de efeito de estufa (Base 2006 - t equivalentes CO2)
Característica Descrição
Designação Potencial de efeito de estufa (Base 2006 - t equivalentes CO2) por Ramo de atividade; Anual
Periodicidade Anual
Fonte INE, Conta satélite do ambiente
Primeiro período disponível 2006
Último período disponível 2007
Dimensões
  • Período de referência dos dados
  • Localização geográfica (Portugal)
  • Ramo de atividade
Conceitos
  • POTENCIAL DE EFEITO DE ESTUFA ( PEE ):  Mede o efeito, nas propriedades de radiação da atmosfera, de 1 tonelada de gás equivalente a CO2. Uma vez que os vários gases de efeito de estufa têm períodos de vida diferentes, é necessário definir um horizonte temporal para calcular o potencial.
  • ATIVIDADE ECONÓMICA:  Resultado da combinação dos fatores produtivos (mão de obra, matérias-primas, equipamento, etc.), com vista à produção de bens e serviços. Independentemente dos fatores produtivos que integram o bem ou serviço produzido, toda a atividade pressupõe, em termos genéricos, uma entrada de produtos (bens ou serviços), um processo de incorporação de valor acrescentado e uma saída (bens ou serviços).
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Fórmula Emissões de dióxido de carbono de origem fóssil (Base 2006 - t) + Emissões de óxido nitroso (Base 2006 - t) x 310) + (Emissões de metano (Base 2006 - t) x 21)
Unidade de Medida (símbolo) Tonelada equivalente a dióxido de carbono (t CO₂eq)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 18/10/2010


informação apresentada em 29/4/2024