Metainformação

Nesta página encontra a principal metainformação associada ao indicador selecionado.
Pode consultar outra metainformação, no Sistema de Metainformação do INE, acedendo ao botão seguinte Sistema de Metainformação

 

 Índice de preços no consumidor (IPC, Base - 2012)
Característica Descrição
Designação Índice de preços no consumidor (IPC, Base - 2012) por Localização geográfica e Agregados especiais; Mensal
Periodicidade Mensal
Fonte INE, Índice de preços no consumidor
Primeiro período disponível Janeiro de 1948
Último período disponível Março de 2024
Dimensões
  • Período de referência dos dados (Mês)
  • Localização geográfica
  • Agregados especiais
Conceitos
  • PREÇO NO CONSUMIDOR:  Quantia paga pelas famílias na aquisição de bens e serviços individuais baseados em transacções monetárias. Esta quantia corresponde ao valor que o adquirente efetivamente paga no momento de aquisição e inclui todos os impostos indiretos líquidos de subsídios sobre os produtos, reduções e descontos desde que de aplicação generalizada aos consumidores, e exclui juros e outros custos associados à compra a crédito.
  • POPULAÇÃO RESIDENTE:  Pessoas que, independentemente de no momento de observação - zero horas do dia de referência - estarem presentes ou ausentes numa determinada unidade de alojamento, aí habitam a maior parte do ano com a família ou detêm a totalidade ou a maior parte dos seus haveres.
  • PERÍODO DE REFERÊNCIA:  Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
Definição O Índice de preços no consumidor é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Portugal.
Unidade de Medida (símbolo) Não aplicável (-)
Potência de 10  0
Observações
Data da última atualização 10/04/2024


informação apresentada em 24/4/2024